quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


Inteligências “niveladas” !!!
Francisco Theisen

Para tudo e todas as coisas existe uma explicação. Para algumas a explicação é simples. Para outras, difícil é o entendimento. Para outras tantas, tão difícil é a explicação como o entendimento. E outras há que ainda não encontrou o homem, meios, tanto de explicar como de entender.
Para complicar mais o grande enigma, existem coisas que muito faltam ao homem para serem descobertas e que por tanto darão causa a muitas explicações preliminares, até que se encontre a “definitiva”. Dentro desse carrossel de duvidas, devemos humildemente reconhecer que muitas das explicações outrora aceitas como verdadeiras, hoje não passam de contos anedóticos ou dignos de fazerem gargalhar até mesmo as crianças.
 É também para isso que vivemos. Diria eu que, é muito para isso que estamos vivos, ou seja, nosso universo de duvidas se constitui de maravilhosas e imprescindíveis curiosidades estendidas muito além dos muros vizinhos.
Sou um modesto, mas incomodado curioso e estudioso de mim mesmo e das coisas que me cercam e me sobrevoam. Vai daí que, por muitas vezes me encontro desprendido de meu cordão terreno e perigosamente flutuo sem rumo pelas divagações especulativas, por caminhos desconhecidos, até que, por mim, ou pela ação guardiã de meus muitos anjos, sou trazido de volta ao campo “real,” “fictício,” onde vivo; o Planeta Terra.
É por demais, misteriosa a vida, e muito mais aos que em nada contribuem com o pensamento para auxiliar-se e aos companheiros de estrada a cumpri-la de modo mais desfrutável e decifrável.
 Convoco a todos que destinem o tempo de suas oportunidades, a meditarem, em busca de explicações para os acontecimentos, ao invés de perdê-los em muito, por apenas desfruta-los em sua “máxima” expressão. Material.
De há muito venho estudando a ação humana sobre uma dessas coisas iniciais. Trata-se de uma cuidadosa observação sobre a estranha mania humana de simplesmente rebaixar as ideias, ações e realizações dos outros à sua restrita visão inteligente, dando origem a mais uma ação critica injusta e descabida, por ser manifesta oriunda de alguém não apropriadamente elevado, que, não vê e por isso; não crê.
Ainda bem que o rebaixamento em questão, não rebaixa as ideias, ações e realizações. E aquilo que pensam de nós e de nossas virtudes ou defeitos também não interferem em nada sobre nossa caminhada rumo ao objetivo previamente determinado.
Antes de destilarmos o veneno da critica pela critica, tentemos nos colocar no mesmo nível de entendimento do “ignorante” para sabiamente captarmos ainda que por frações irrisórias de tempo, o perfume inteligente que deles emanam.
Devemos permanentemente nos conceder a virtude da indagação sobre a verdade das coisas e da mesma maneira levar em conta a possibilidade de estarmos aquém da inteligência e da sabedoria de outros, que, aos nossos olhos comuns estão à margem de nossos “geniais” conhecimentos.
Menos critica!!!
Mais estudo!!!
Menos olhos sobre os muros!!!
Mais conhecer-se, ficando mudo.

Reflitamos sobre isso!!!

2 comentários:

  1. Concordo, e é o que estou buscando, mais esse texto me deixa em duvida... Como ficamos mudos??? Francisco seu texto é bom e verdadeiro, mais é contraditório!!! Será que você faz isso, eu sei que estou tentando, mas ta complicado, a unica coisa que que concordo e que e preciso mais estudo... Por isso hoje em dia estou olhando mais para mim, não por vaidade, mais para tentar ser um bom exemplo, acredito que as pessoas aprendem mais com exemplos do que com palavras...Por isso em 2013 escrever depois de realizar... Um abraço..

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela parte na qual comigo concorda no texto do BLOG "INTELIGENCIAS "NIVELADAS", cujo comentário somente hoje tomei conhecimento. Entretanto,devo dizer que nada entendo ou escrevo de contraditório. Somente exprimo meu pensamento convicto de MINHAS verdades.Quanto a fazer ou deixar de fazer AQUILO QUE ESCREVO é uma questão de fórum intimo,cabendo ao tempo me contemplar ou não com a colheita dos frutos de minhas ações.A vcs meus amigos leitores, creio caber todo o tipo de interpretação, uma vez que sou aqui uma VIDRAÇA exposta a pedradas.Quanto a fazer primeiro e escrever depois é taxativamente anular ou riscar simplesmente 99,999999999% de todas, absolutamente todas as obras de todos os CONSAGRADOS escritores que vcs e eu lemos até o presente momento. É a certeza de que muitíssimo pouco teríamos eu e vc para escrever de bom. A missão de qualquer artista é com o talento que lhe for peculiar com o nível de entendimento das coisas, expressar-se e nunca esperar que concordem com ele.Já disse que não espero nada de ninguém, principalmente concordâncias com o meu trabalho voltado ao bem. Como cito no texto mais recente, " somos entendidos segundo o grau evolutivo de quem nos lê etc... Se estou abaixo ou acima serei entendido de maneira diferente... Muito obrigado por seu prestígio constante e algumas pertinentes PROVOCAÇÕES.

    ResponderExcluir