quarta-feira, 1 de junho de 2011


“Ciência mutante”

Francisco Theisen

Sempre que negar a ciência algum fenômeno desconhecido, alguma conseqüência benéfica ou maléfica não totalmente “comprovada” por ela, negar a expansão do Universo, do numero de estrelas nascentes ou poentes e simples mudanças climáticas, devemos por sabedoria evitar a escravização de nosso pensamento e modelo de vida a essas informações. Durante toda a existência humana a ciência através de seus entusiastas e pesquisadores, contribuiu muito para a evolução da vida na terra isso parece uma verdade incontestável porem, da mesma forma estudos e adoções de medidas por ela determinada também causaram perdas irrecuperáveis à nossa civilização.

Poderia citar muitos casos aqui, entretanto restrinjo-me aos seguintes.

A mesma ciência (diga-se Cientistas) que um dia afirmava ser o planeta reto e quadrado “vem daí a expressão andar pelos 4 cantos do mundo” e que perseguiu aqueles que pensavam diferentemente os idolatrou depois de comprovada a forma esférica de nossa casa maior.

A ciência que até bem pouco tempo atrás dizia ser um desastre exercitar-se fisicamente na chamada 3ª idade, é a mesma que hoje incentiva tal pratica afirmando que o fortalecimento muscular protege os ossos contra a fragilização própria da idade.

Do mesmo modo a ciência medica que estabeleceu a pressão arterial ideal para a vida humana em 12 x 8, hoje garante após longas pesquisas que para se ter uma vida sem perdas físicas e lesões cardíacas e cerebrais a pressão arterial ideal seria de 11,5 x 7,5.

Assim também aconteceu com a indivisibilidade do átomo etc. Portanto muito cuidado quando a ciência negar ou garantir algo. Lembrem-se, os pesquisadores merecem nosso respeito e incentivo, contudo não se pode desprezar a possibilidade de que muitos deles possam estar a serviço de interesses não totalmente científico. Assim como disse não é proveito nos escravizarmos a essas “leis” desenvolvidas e pesquisadas por seres humanos que fazem a ciência perfeita imperfeita por ser de humanos em permanente evolução.

Pensemos nosso!!!

Um comentário:

  1. Enfia o dedo no ânus e rasga...

    Você. um ignorante qualquer vem falando absurdos da ciência. você é um desocupado que só sabe fazer essas poesias... e acha que uma caneta pode salvar o mundo. você deve ter usado algum tipo de droga. seu lixo humano. você não vale o carbono de que você é feito.

    ResponderExcluir